×

A importância da divulgação científica na valorização da ciência

A divulgação científica tem o poder de aproximar a comunidade da ciência. Por isso, é importante alcançar transparência em relação à comunicação. Entenda mais sobre os desafios e impactos de levar o conhecimento científico para diversos públicos.

A comunidade científica é fundamental para o desenvolvimento social ao contribuir com avanços na saúde, tecnologia e educação. Através da divulgação científica e solução de problemas da sociedade, a comunidade de cientistas reafirma a importância da ciência e possibilita o desenvolvimento humano por meio do uso de novos conhecimentos na resolução de problemas

O que é a divulgação científica?

A palavra divulgação vem do latim “divulgatĭo” e significa realizar ou entregar conhecimento para públicos específicos, ou gerais. Com base neste tema, o foco está na ciência. Os divulgadores — que podem ser os próprios cientistas ou jornalistas — realizam a transposição da linguagem técnica e formal utilizada na academia, para uma linguagem que consiga ser compreendida por pessoas não-especialistas em determinado assunto, aproximando a sociedade e a ciência.

Principais desafios

Compartilhar e explicar a importância dos avanços científicos para diferentes públicos traz uma certa dificuldade para os profissionais. Isso tange diversos pontos, sendo o principal deles: a disponibilidade de recursos para o financiamento dos projetos.

Além disso, há muita desinformação e desconfiança na ciência e isso não é fruto da ignorância, mas sim de interesses pessoais. O público também busca explicações didáticas e exemplos práticos de como os conceitos científicos interferem na vida das pessoas. Receber apenas descrições sobre o que é uma enzima ou um anticorpo, por exemplo, pode não ser eficiente. Por isso, é necessário ser um bom divulgador, com conhecimento transdisciplinar.

Como a divulgação científica aproxima a comunidade e a ciência?

A divulgação científica é algo que aproxima a comunidade e a ciência. Por meio dela é possível propagar conhecimento, integrar a sociedade e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com isso, a divulgação científica adquire uma importância ímpar na construção de uma sociedade democrática e recoloca a C&T (Ciência e Tecnologia) a seu favor.

É de extrema importância que a divulgação científica inicie ainda na universidade. Pois, é ali o berço da grande maioria dos estudos e inovações, sendo um centro de excelência na criação e reprodução de novos avanços científicos e tecnológicos.

Os jovens pesquisadores e cientistas devem aprender que a ciência e a sociedade estão profundamente interligadas. Por isso, deve-se desenvolver desde cedo a habilidade de transformar sua produção científica em comunicação. Isso se dá através da capacidade de adaptar a linguagem científica em uma  linguagem mais acessível à sociedade, visando facilitar sua divulgação nos contextos adequados. 

No entanto, é necessário criar condições para que isso possa chegar até a comunidade. Uma pesquisa ou produção científica enclausurada não tem utilidade nenhuma para a sociedade. É preciso democratizar e prestar um serviço de comunicação eficaz, visando difundir o conhecimento.

Conclusão

É fundamental a divulgação científica para a sociedade, principalmente na área da saúde, que impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas. Todos os avanços da humanidade são direta ou indiretamente resultados da ciência, nenhum avanço existiria se não fossem as pesquisas científicas e a tecnologia.

Porém, ainda hoje, a sociedade possui dificuldades em acessar conteúdos adequados que demonstram a importância da investigação e análise nas soluções de problemas e no avanço social. É por isso que o desenvolvimento da divulgação científica sempre foi tão importante. 

A comunidade científica precisa dialogar diretamente com a sociedade para educar sobre a sua importância. Sendo preciso fomentar essa cultura de divulgação científica logo no início da vida acadêmica, na universidade.

Proporcionando além da capacitação dos cientistas, infraestrutura de apoio adequada para os interessados em fazer essa divulgação. Afinal, a comunicação é uma habilidade que exige estudo, prática e experiência para ser feita com qualidade.

Acompanhe mais assuntos como esse nas nossas redes sociais. Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

12 abr 2022