×

A importância de aprimorar a educação médica e como fazer!

Formar profissionais da saúde com diferencial de mercado é fundamental para elevar não só a qualidade da área no país, mas contribui diretamente para a notoriedade da instituição. Veja como fomentar esse investimento no artigo abaixo.

Os avanços tecnológicos trazem diversas transformações para o cotidiano. Com isso, profissionais de todos os segmentos precisam buscar atualizações constantemente, o que inclui a área de educação médica. Esse processo é de extrema importância para que os futuros profissionais possam garantir experiências e atendimento completos a seus pacientes.

Conforme a pesquisa publicada pela SciELO, com os avanços, a comunidade médica torna-se desatualizada com maior facilidade. Isso porque, quanto maior a experiência, menor é a tendência de que o profissional continue a estudar.

Novas pesquisas são feitas diariamente na medicina. Por isso, é necessário desenvolver nos futuros profissionais da saúde o hábito da busca constante por conhecimento, desde a sala de aula, instigando não só seu anseio pelas novidades da comunidade médica, mas também a promoção do melhor tratamento para seus futuros pacientes.

O que é educação médica?

A educação médica é todo o conjunto de aulas e atividades ministradas para a formação de profissionais da área da saúde. Apesar de acontecer em salas de aula e por meio da residência, sua continuação é fundamental.

A chamada educação médica continuada é uma forma de manter o profissional sempre atualizado com informações científicas. O termo é derivado do conceito norte-americano de Continuing Medical Education (CME), e funciona como um sistema de atualização para o profissional da área médica.

O processo oferece uma certificação que conta como créditos, e podem ser obtidos por meio de diversas atividades relacionadas à educação, como artigos científicos, participação em eventos, realização de cursos, entre outros.

Regulamentação

Para regulamentar a educação médica continuada existe a Comissão Nacional de Acreditação, que elabora normas para este fim. A resolução nº 1.772/2005 institui o Certificado de Atualização Profissional para médicos especialistas e garante o certificado das áreas de atuação que possuem validade de 5 anos.

A importância da educação médica bem estruturada

Como citado anteriormente, todos os dias a tecnologia nos oferece diversas inovações e avanços na área médica. Com isso, a graduação deve acompanhar a evolução da comunidade científica, de modo a garantir que o profissional em formação tenha conhecimento pleno para atuar na área e oferecer um atendimento de qualidade para os pacientes.

Seja por meio de residência ou em sala de aula, é fundamental que esse profissional seja preparado de modo a atualizar seu repertório constantemente com auxílio das tecnologias disponíveis.

Oferecer uma educação médica bem estruturada garante que esses discentes consigam atender às novas exigências da área com maior qualidade, segurança e eficácia, além de prepará-los para solucionar com maestria casos adversos ou inéditos que possam cruzar sua jornada profissional.

Como otimizar a educação médica

As atividades da educação médica são essenciais para manter, desenvolver e melhorar o conhecimento e as habilidades dos profissionais ao longo de todo o curso. Para otimizar esses processos e solucionar os desafios do ensino, algumas ações podem ser tomadas. Veja a seguir:

Humanização nos alunos

A humanização é item fundamental em qualquer processo de atendimento, principalmente quando se trata de assistência à saúde. Essa é uma demanda crescente da área. Por isso, é necessário conscientizar os alunos sobre o tema em todos os âmbitos do aprendizado.

Utilizando a tecnologia

A tecnologia é sempre uma grande aliada de qualquer tarefa, e na educação médica não é diferente. Com a pandemia, ela se tornou essencial especialmente para a área da saúde, visto que os discentes perderam o contato com o laboratório para aulas práticas por medidas sanitárias de segurança.

Atualmente, recursos como laboratórios virtuais possibilitam que os docentes mantenham seus alunos mais próximos do ambiente físico, promovendo engajamento próximo ao proporcionado no ambiente físico por meio de metodologias ativas.

Incentivo às vivências práticas

Enquanto a tecnologia favorece a educação médica à distância, é fundamental que haja a vivência prática do conhecimento adquirido. Incentivar metodologias que trabalham a construção de conhecimentos a partir da vivência de experiências na comunidade é fundamental para esse processo de aprendizado.

A importância e o reflexo das mudanças

A parceria entre universidade, serviços de saúde e comunidade permite a criação de um sistema de saúde que conta com a participação popular na formação dos médicos, fortalecendo a conexão da educação médica com movimentos sociais de transformação.

Como dito acima, existem diversas ferramentas que podem auxiliar no processo de aprimoramento da educação médica para formar profissionais cada vez mais completos. A ADInstruments é uma plataforma projetada para o ensino ativo, que oferece diversas funcionalidades especiais para proporcionar engajamento e aprendizagem personalizada para cursos na área da saúde.
 

Quer saber como podemos auxiliar sua instituição de ensino a potencializar as aulas dos cursos de saúde? Visite nosso site e conheça as soluções!

16 mar 2022